Itens filtrados por data: Fevereiro 2017

Segunda, 27 Março 2017 21:00

A Família Buscapé - 1962

familia buscapeA Família Buscapé (The Beverly Hillbillies) é uma série de televisão sobre uma família caipira que se muda para Beverly Hills, na Califórnia, depois de encontrar petróleo em suas terras. A série, uma produção da Filmways, foi ao ar no canal CBS de 26 de Setembro de 1962 a 23 de Maio de 1971 e compreende 274 episódios - 106 em preto e branco (1962 a 1965) e 168 à cores (1965 a 1971). Estrelaram no show Buddy Ebsen como Jed Clampett, Irene Ryan como Daisy "Granny" Moses, Donna Douglas como Elly May Clampett e Max Baer, Jr. como Jethro Bodine. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Come and listen to a story about a man named Jed
A poor mountaineer, barely kept his family fed,
Then one day he was shootin at some food,
And up through the ground came a bubblin crude.
Oil that is, black gold, Texas tea.
Well the first thing you know ol Jed's a millionaire,
Kinfolk said "Jed move away from there"
Said "Californy is the place you ought to be"
So they loaded up the truck and moved to Beverly.
Hills, that is. Swimmin pools, movie stars.
Well now its time to say good by to Jed and all his kin.
And they would like to thank you folks fer kindly droppin in.
You're all invited back a gain to this locality
To have a heapin helpin of their hospitality
Hillybilly that is. Set a spell, Take your shoes off.
Y'all come back now, y'hear?.

 

Publicado em Séries
Sábado, 25 Março 2017 00:00

A Família Addams - 1964

A Família Addams (“The Addams Family”) consiste numa série de personagens, criados por Charles Addams nos anos 30, que entre 1964 e 1966 virou um famoso seriado para a televisão. História: ela é horripilante, encantadora, sarcástica e hilária, que passa por todo tipo de aventura possível, sempre com convidados que se desesperam ao ver os hábitos mórbidos e incomuns do clã dos Addams. Gomez Addams é o chefe desta família, ao lado de sua adorável esposa Mortícia Addams, uma mulher de pele tão pálida quanto um cadáver, possuidora de cabelos longos e vestidos fúnebres.

Gomez e Mortícia tem um casal de filhos como eles: Wednesday (Wandinha), uma menina sádica, e um tanto quanto soturna, que adora brincar com seu desmiolado irmão Pugsley (Feioso), submetendo-o a vários tipos de tortura...que ele adora!Na mansão Addams ainda moram a vidente Vovó Addams (no episódio da série “O Romance de Mortícia” é dito que ela era mãe do Gomez), e o tio Fester Addams (Tio Chico no Brasil), tio de Mortícia na série original e irmão de Gomez no filme (um especialista em explosivos). Não se pode esquecer do mordomo Lurch (Tropeço), que mais parece um Frankenstein, e de Thing (Mãozinha). Quem também dava as caras sempre era o Primo Coisa, que além de membro influente do governo era literalmente uma montanha de cabelos em pessoa. Os principais "inimigos" dos Addams eram seus vizinhos da casa ao lado.

 

 

Séries - Elenco de 1964

Em 1964, foi produzido um seriado sobre a família Addams, que teve nova versão em 1998 (“New Familly Addams”) com elenco variado.  * Carolyn Jones - Mortícia  * John Astin - Gomez   * Jackie Coogan - Tio chico  * Blossom Rock - Vovó  * Lisa Loring - Wandinha  * Ken Weathervax - Feioso  * Ted Cassidy - Tropeço  * Felix Silla - Primo Itt (Primo Coisa)  A série teve um total de 64 episódios, em 2 temporadas, sendo produzida totalmente em preto-e-branco.

Elenco de 1998 (New Familly Addams)  * Ellie Harvie - Mortícia  * Gleen Taranto - Gomez  * Michael Roberts - Tio Fester  * Betty Philips - Vovó  * Nicole Fugere - Wednesday  * Brody Smith - Pugsley  * John de Santis - Lurch  * Steven Fox - Coisa Esta última versão dos Addams passava no canal pago Jetix durante a madrugada.

Filmes: a Família Addams também fez muito sucesso no cinema. Foram produzidos três filmes, sendo o primeiro e o segundo com o mesmo elenco, como uma continuação, e o terceiro com elenco diferente. 1º filme - A Família Addams (1991) 2º filme - A Família Addams II (1993) 3º filme - O Retorno da Família Addams (1998)  No ano de 1973, a Hanna-Barbera decidiu fazer um desenho animado, com os mesmos personagens da série, que devido ao enorme sucesso ganhou uma nova versão em 1992.

Publicado em Séries
Sexta, 17 Março 2017 10:02

A Escuna do Diabo - 1965

A Escuna do Diabo ("The Wackiest Ship in the Army") é uma série de comédia americana que foi ao ar por uma temporada na rede NBC entre 19 de setembro de 1965 e 17 de abril 1966. Produzida por Harry Ackerman e Hirschman Herbert, a série é vagamente baseada no filme de 1960 estrelado por Jack Lemmon e Ricky Nelson. A história é definida no teatro de operações do Pacífico durante a II Guerra Mundial, e centrada na tripulação do USS Kiwi, uma escuna de madeira cuja missão era colocar espiões atrás das linhas japonesas.

O Kiwi era comandado pelo Major do Exército Simon Butcher (Jack Warden), responsável pelas operações em terra, e pelo Tenente da Marinha Richard "Rip" Riddle (Gary Collins). A tripulação era composta por:
    * Mike Kellin: Willie Miller (também no filme de 1960)
    * Mark Slade: Hollis Patrick Radioman
    * Fred Smoot: Trivers Machinist Seymour Mate
    * Solari Rudy: Sherman Gunner's Mate Nagurski
    * Don Penny: Farmacêutico Mate Charles Tyler e também cozinheiro do navio
A música tema ficou a cargo de Nelson Riddle, e o navio Kiwi USS era baseado, na vida real, no USS Echo, uma escuna de 40 anos que foi transferida para a Marinha dos Estados Unidos pelo governo da Nova Zelândia, retornando a este país em 1944. From Wikipedia. TYradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

 

Publicado em Séries
Quarta, 15 Março 2017 10:00

A Dama de Ouro - 1985

A Dama de Ouro (Lady Blue) é uma série de crime/drama que tinha como estrela Jamie Rose, que fazia o papel de Katy Mahoney, uma policial feminina da Homicídios de Chicago. A produção foi da MGM/UA Television e foi ao ar na rede ABC americana de 26 de Setembro de 1985 a 25 de Janeiro de 1986, num total de 13 episódios. Ela foi cancelada após sua única temporada não só pelo baixo índice de avaliações (devido a competição com séries como Simon and Simon) mas também pela considerável violência, para a época, contida nos episódios.

No Brasil, a série foi exibida pela Rede Globo no fim da década de 1980, e retransmitida pela última vez em 1996 na mesma emissora aos domingos pela manhã.
Publicado em Séries
Domingo, 12 Março 2017 10:00

77 Sunset Strip - 1958

77 Sunset Strip é uma série televisiva americana, com duração de uma hora, cujo tema era as atividades que envolviam o cotidiano de dois detetives particulares. Foi objeto de disputa entre o escritor Roy Huggins (responsável por séries como Maverick, O Fugitivo e Arquivo Confidencial, “The Rockford Files”) e a Warner Brothers, pois o enredo era baseado em contos e romances escritos por Huggins antes de sua chegada a Warner. Ela foi ao ar de 1958 a 1964 e, em 1960, ganhou o “Golden Globe Award” de melhor série televisiva.

A série girava em torno de dois detetives de Los Angeles, ambos ex-agentes secretos do governo: Stuart ( "Stu") Bailey (Efrem Zimbalist Jr., que fazia um personagem que Huggins havia criado em 1946 no seu romance The Double Take, mais tarde adaptado para filme de 1948, I Love Trouble) e Jeff Spencer (Roger Smith), que também era advogado mas não exercia esta profissão.  Papéis cômicos se destacavam como “Roscoe”, interpretado por Louis Quinn, e do romântico rock and roll encarregado do estacionamento do bar com porta ao lado onde ocorriam os eventos, Gerald Lloyd Kookson III ("Kookie"), interpretado por Edd Byrnes (a venda de pentes subiu nessa época devido ao personagem e seu estilo de pentear o cabelo). Dramas fortes ficavam de fora e, ocasionalmente, o humor auto-depreciativo tornava-se um ingrediente comum.

 

 

A cativante canção tema, escrita por David Mack e Jerry Livingston, caracterizava a atmosfera da série. Ela tornou-se a peça central de um álbum de músicas da série orquestrada por Warren Barker, lançado em 1959.
Kookie” (Edd Byrnes) se tornou um fenômeno cultural com suas gírias e expressões como "ginchy" (gingado) e "empilhar Zs" (dormir). Quando Kookie ajudou os detetives em um caso cantando uma canção, Edd Byrnes acabou começando uma carreira de cantor com "Kookie, Kookie, Lend Me Your Comb” (“Kookie, Kookie, empreste-me o seu pente"), com base em sua mania de pentear os cabelos. Quando sua demanda por mais dinheiro não foi satisfeita, Byrnes deixou a série, mas voltou como parceiro do detetive em maio de 1960; em 1961, Robert Logan tornou-se o novo encarregado do estacionamento, JR Hale, que frequentemente falava pouco. Em 1960, Richard Long integrou o elenco, vindo da série de detetive cancelada Bourbon Street Beat, onde fazia o papel de Rex Randolph, mas acabou deixando o programa em 1962.
A popularidade da série cresceu com a presença de jovens atores que eram convidados para participações especiais, como: William Shatner (Cap Kirk de Jornada nas Estrelas), Mary Tyler Moore (da série “Mary Tyler Moore”), Shirley MacLaine (conhecida não apenas pela sua atuação no cinema, como também por ter escrito um grande número de livros autobiográficos que relatam sua crença na reencarnação), Robert Conrad (James West), Dyan Cannon, Jay Norte (Dennis o Pimentinha, Maya), Connie Stevens (Maverick), Adam West (Batman), Tuesday Weld, James Garner (Maverick, Arquivo Confidencial), Marlo Thomas (série “That Girl”), Max Baer, Jr. (A Família Buscapé), Elizabeth Montgomery (A Feiticeira), Karen Steele (fez um papel clássico e marcante de uma linda mulher no episódio “O Estranho Charlie” da 1ª temporada de Jornada nas Estrelas), DeForest Kelley (Leonard McCoy de Jornada nas Estrelas), Susan Oliver (Caravana, “Wagon Train”), Peter Breck (“Big Valley”), Roger Moore (007), Donna Douglas (A Família Buscapé), Troy Donahue, Ellen Burstyn, Chad Everett (“Medical Center”), Gena Rowlands, e Diane Ladd, além estrelas mais velhas que incluíam Fay Wray, Francis X. Bushman, Liliane Montevecchi, Keenan Wynn, Ida Lupino, Rolfe Sedan, Jim Backus, Billie Burke, Buddy Ebsen, George Jessel, Peter Lorre, Burgess Meredith, Nick Adams e Roy Roberts, entre outros. O show foi tão "cool" que até o jogador estrela do Baseball Sandy Koufax foi convidado para um papel em um dos episódios. Em 1963, com o “ibope” diminuindo, várias estrelas foram deixando a série que acabou por ser cancelada ao final daquele ano.
O sucesso de 77 Sunset Strip levou à criação de vários outros projetos sobre detetives em locais exóticos, todos produzidos pela Warner Bros, como Bourbon Street Beat em New Orleans, Hawaiian Eye no Hawaii e Surfside 6 em Miami (From Wikipedia. Tradução: Edilson Cesar).
Nota do autor: obrigado ao amigo Edilson Cesar por ter feito esta tradução para mim, o que me permitiu colocar hoje esta sinopse no site já que amahã, como bem lembrou o Edilson, vão se completar 50 anos do lançamento deste clássico.

Publicado em Séries