Itens filtrados por data: Junho 2010

Sábado, 31 Julho 2010 00:00

A Ilha dos Birutas - 1964

A Ilha dos Birutas ("Gilligan's Island") é uma série de televisão estadunidense do gênero comédia, produzida pela United Artists Television. Foi exibida em três temporadas na rede CBS americana, de 26 de setembro de 1964 até 4 de setembro de 1967. O programa contava as aventuras de sete náufragos em uma ilha tropical desconhecida e aparentemente inabitada, as dificuldades para sobreviver e suas tentativas de voltar à civilização. A série teve um total de 98 episódios (a primeira temporada com 36 episódios foi produzida em preto-e-branco) e foram produzidos três filmes para a TV (à cores). Ela se tornou bastante popular, mas acabou sendo cancelada para dar o horário ao faroeste "Gunsmoke" (hoje é reconhecida como um ícone da cultura popular americana). Aqui no Brasil, passou no canal TCM com legendas.

 

 

Just sit right back and you’ll hear a tale,
a tale of a fateful trip.
That started from this tropic port,
aboard this tiny
ship.
The mate was a mighty sailin’ man,
the skipper brave and sure.
Five passengers set sail that day,for a three hour tour, a three hour tour………
The weather started getting rough,
the tiny ship was tossed.
If not for the courage of the fearless crew,
the Minnow would be lost; the Minnow would be lost.
The ship took ground on the shore of this uncharted desert isle,
with Gilligan, the Skipper too,
the Millionaire, and his Wife,
the Movie Star, the Professor and Mary Ann,
here on Gilligan’s Isle.

Sinopse

Dois tripulantes e cinco passageiros do barco S. S. Minnow ficam perdidos depois de uma tempestade tropical e vão parar numa ilha em algum lugar do Oceano Pacífico. A canção-tema da série, "The Ballad of Gilligan’s Isle", foi escrita por Sherwood Schwartz e George Wyle (duas versões foram utilizadas).

Elenco

    * Bob Denver interpretou Gilligan, o desastrado, bem-intencionado e prestativo tripulante do S. S. Minnow. Denver não foi a primeira escolha para interpretar o personagem; o ator Jerry Van Dyke recebeu a proposta antes, mas recusou por não acreditar no sucesso do programa. Ele preferiu trabalhar em Mamãe Calhambeque ("My Mother the Car"), que foi cancelada após a primeira temporada (Bob Denver foi notado por ter interpretado Maynard G. Krebs em The Many Loves of Dobie Gillis) Ninguém diz o primeiro nome de Gilligan (não se sabe se esse de fato era o último nome ou o primeiro).
    * Alan Hale, Jr. interpretou Jonas Grumby, o "Skipper", o tripulante e superior hierárquico (capitão) de Gilligan. Hale era oriundo de filmes "B" de faroeste. Como Skipper, ele passava a imagem de uma figura paternal para Gilligan, embora na vida real fosse apenas 14 anos mais velho do que Denver.
    * Jim Backus interpretou Thurston Howell, III, o multimilionário. Backus ficou conhecido em seu país ao dublar a voz de Mr. Magoo em famosa série animada. Ele reaproveitou algumas características do personagem no papel de Howell. A inspiração para a criação do ricaço data dos anos 40, em um programa de rádio no qual Backus interpretou "Hubert Updike III" ("The Alan Young Show").
    * Natalie Schafer interpretou Eunice "Lovey" Wentworth Howell, a esposa de Thurston. Schafer tinha 62 anos quando o programa-piloto foi produzido, mas ninguém do elenco sabia de sua verdadeira idade (e ela também não a dizia). Dizem que Natalie aceitou o papel porque o piloto previa locações no Havaí e ela queria umas férias grátis.
    * Tina Louise interpretou Ginger Grant, a estrela de cinema. Louise concordou em parecer uma mistura de Marilyn Monroe e Lucille Ball. Seu cabelo lembrava os penteados de Myrna Loy. Louise teve atritos com os produtores por causa de seu personagem, e foi a única do elenco que não concordou com uma possivel quarta temporada, que acabou não sendo produzida. Não obstante, ela apareceu numa reunião do elenco em um talk show de 1988. No programa-piloto, o personagem de Ginger era uma secretária loira e interpretada por Kit Smythe.
    * Russell Johnson interpetrou Roy Hinkley, o professor. John Gabriel era o ator primeiramente indicado para o papel, mas os executivos o acharam muito jovem, mesmo sendo um professor de escola secundária e não de universidade. No primeiro episódio, o locutor de rádio o descreve como um cientista pesquisador. Johnson disse que tinha dificuldade em se lembrar das falas científicas do professor.
    * Dawn Wells interpetou Mary Ann Summers. Wells foi Miss Nevada antes de ser escolhida para o papel (ela competira com Raquel Welch...nossa!!!). O episódio piloto tinha um personagem diferente ("Bunny"), com a atriz Nancy McCarthy.
    * Charles Maxwell não foi creditado como a voz do locutor de rádio, que anunciou boletins de interesse dos náufragos em muitos episódios.

Tramas: os náufragos frequentemente queriam deixar a ilha por eles mesmos, mas sempre fracassavam devido a algum desastre provocado por Gilligan. Em alguns episódios, como em "The Big Gold Strike", quando é descoberta uma mina de ouro na ilha, Gilligan não foi o responsável pelos fracassos: os náufragos haviam concordado em deixar o ouro, mas não cumpriram a palavra e isso causa o desastre da tentativa. Gilligan fora o único que não estava com ouro.
No episódio "The Friendly Physician", os náufragos são raptados por um cientista maluco e essa foi a única vez em que conseguem pisar em em lugar diferente que não a ilha. Dentre outros temas, estão o uso em cena de grande variedades de objetos e arranjos que os náufragos conseguem construir a partir de materiais rústicos tais como o bambu. Existem móveis e utensílios como mesas de jantar com cadeiras, a chaleira de água quente de Gilligan, um estetoscópio e até um carro movido a pedaladas. Outro tema utilizado é o dos visitantes que aparecem na ilha. Geralmente incapazes de ajudá-los a sair da situação. Há também a aparição de vários animais, alguns nativos, outros de fora, tais como gorilas e chimpanzés. Alguns animais que aparecem são fictícios como o Mantis khani (no episódio "Gilligan Gets Bugged"). O Côco é a alimentação constante dos náufragos.
Vale citar também as sequências de sonhos, que acompanham os relatos de alguns personagens. Quando Gilligan foi mordido por um morcego, ele sonha que é Drácula. Os personagens apareceram também como participantes de O Mágico de Oz. No sonho de João e o pé de feijão, no episódio "V for Vitamins", a versão menor de Gilligan correndo do gigante (Skipper), é na verdade o filho do ator Bob Denver, Patrick. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro

Publicado em Séries

As Aventuras de Batman e Robin, o Garoto Prodígio (Batman with Robin the Boy Wonder) é uma série animada da Filmation que estreou na rede CBS americana em 13 de setembro de 1969, uma versão de 30 minutos de The Batman / Superman Hour, a primeira versão animada de Batman que dividiu espaço na série com Superman e Superboy. Também conhecida nos EUA como As Aventuras de Batman ("The Adventures of Batman"), o programa consistia em aventuras anteriormente exibidas com os super-heróis da DC Comics: Batman, Robin, Batgirl e alguns de seus inimigos clássicos. Batman e Robin iriam aparecer posteriormente no The New Scooby-Doo Movies, a segunda encarnação da série de desenhos animados com o Scooby-Doo, e diversas versões dos Super Amigos e em As Novas Aventuras de Batman ("The New Adventures of Batman") em 1977. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

 

Publicado em Desenhos
Segunda, 26 Julho 2010 19:23

A Família Urso - 1962

A Família Urso (The Beary Family) foi um desenho animado produzido por Walter Lantz e transmitido durante o Show do Pica-Pau, em um total de 28 episódios, contanto a história de quatro ursos: Ursolão "Charlie" (o pai), Úrsula "Bessie" (a mãe), Ursolina "Susi" (a filha mais nova), Ursolino "Júnior" (o filho mais velho) e o animal de estimação: um ganso chamado Goose (depois de alguns episódios, Ursolina e Goose acabaram sumindo do desenho...). Na maioria dos episódios, Ursolão sempre quer bancar o trabalhador doméstico em nome da economia (como por exemplo, ele próprio construir uma porta automática para a garagem ao invés de gastar dinheiro comprando uma), o que deixa a esposa desesperada. O resultado é que, por ser muito desastrado, ele acaba fazendo tanta besteira que o prejuízo acaba por ser maior do que a suposta economia.

 

 

    * Charlie Ursolão: o "grande faz-tudo", porém suas trapalhadas dão mais prejuízo que economia.
    * Bessie Úrsula: em cada episódio ela era redesenhada. Nos primeiros, tinha uma aparência mais jovem. Já nos últimos, ficou velha e rabugenta como se a personagem estivesse envelhecendo. Ela fica em polvorosa quando o marido resolve economizar, fazendo ele mesmo o trabalho, e no final castiga-o depois do fracasso.
    * Susy: Dengosa.
    * Ursolino Jr.: uma pessoa meio alienada; ajuda a complicar ainda mais seu pai nos trabalhos domésticos.
    * Goose: um doce para a filha pequena e um terror para o pai. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Publicado em Desenhos
Segunda, 19 Julho 2010 18:18

Projeto Zeta - 2001

The Zeta ProjectProjeto Zeta (The Zeta Project) é um spin-off (série nascida de outra) do desenho de Batman do Futuro criado por Robert Goodman. O personagem Zeta aparece no episódio 27 do Batman do Futuro intitulado "Zeta", onde Batman e Max o ajudam a escapar dos agentes federais (nesse episódio, nota-se que Max é muito parecida com Ro). As histórias deste desenho, que teve duas temporadas e um total de 26 episódios, são centradas em um sintozóide (robô com forma humana) programado para ser uma unidade de infiltração com o intenção de matar em nome do governo americano; porém, ao abortar uma missão, ele passa a ser perseguido pela NSA (Agência de Segurança Nacional, sigla em inglês), liderada pelo agente James Bennet, que o considera um traidor.

Publicado em Desenhos
Quarta, 14 Julho 2010 00:00

Cimarron Strip - 1967

Cimarron Strip durou só uma temporada (1967-1968), em um total de 23 episódios, e o título se refere a uma faixa da fronteira americana ,no estado de Oklahoma, durante a década de 1880. Stuart Whitman fazia o delegado federal "Jim Crown" que patrulhava toda esta vasta área e, como ele não tinha ajudantes oficiais, ele se utilizava de um engraçado cachaceiro escocês chamado " Angus MacGregor" (interpretado pelo inglês Percy Herbert, 1920-1992) e por dois outros jovens, um fotógrafo, "Francis Wilde"(Randy Boone, primo de Richard Boone) e pela bela mocinha "Dulcey Coopersmith" (a atriz Jill Townsend).

 

 

Foi uma tentativa da rede CBS de repetir o sucesso de "O Homem de Virginia" da rede NBC, inclusive no formato longo (durava 90 minutos). Apesar do esforço do astro Whitman e de ser um seriado até divertido e cheio de ação, não deu certo para o gosto dos americanos. Mas o mais notável elemento desta série era o seu tema musical, composto pelo francês Maurice Jarre (dos temas de "Lawrence da Arábia" e "Dr.Jivago", filmes do diretor David Lean e todos premiados com o Oscar de Melhor Trilha Sonora). O tema que ele compôs para a série é majestoso, empolgante e diferente de tudo que ele fez antes e, conjugado com as cenas aéreas de Whitman galopando em câmera lenta com seu cavalo, dá um caráter épico e impressionante à abertura da série. Sinopse do internauta Cássio Fernando.


Publicado em Séries
Sexta, 09 Julho 2010 09:00

Couro Cru - 1959

A época eram os anos de 1860, e os episódios relatavam os esforços e os problemas enfrentados pelos vaqueiros que se dirigiam de San Antonio, Texas, para Sedalia, Missouri. Gil Favorl era o supervisor responsável pela operação. Seu braço-direito, e o segundo no comando, Yates Rowdy. Os outros personagens da série eram cozinheiros, vaqueiros e ajudantes que auxiliavam a conduzir o gado na pesada jornada e a evitar os perigos eminentes (não sei se você o reconheceu na foto, mas é Clint Eastwood em pessoa, que também fazia parte do seriado).



No filme Os Irmãos Cara de Pau ("The Blues Brothers") de 1980 a banda composta por John Belushi e Dan Aykroyd ("Joliet" Jake e Elwood Blues) revivem de forma hilária a música tema deste clássico.

Rollin, rollin, rollin. Keep movin, movin, movin, Though they’re disapprovin, keep them doggies movin Rawhide!Don’t try to understand ‘em, just rope and throw and grab ‘em, soon we’ll be living high and wide. Boy my heart’s calculatin. My true love will be waitin, be waitin at the end of my ride. Move ‘em on, head ‘em up, head ‘em up, move ‘em out, Move ‘em on, head ‘em out Rawhide! Set ‘em out, ride ‘em in ride ‘em in, let ‘em out, cut ‘em out, ride ‘em in Rawhide.

Publicado em Séries
Terça, 06 Julho 2010 21:27

As Aventuras de Jackie Chan - 2000

As Aventuras de Jackie Chan (Jackie Chan Adventures) é uma série televisiva norte-americana transmitida no Brasil pela Rede Globo de televisão e pelo canal Cartoon Network descrevendo uma forma fictícia dos filmes de Jackie Chan. Muitos episódios contêm referências aos trabalhos atuais do ator, ao longo de seus 95 episódios divididos em 5 temporadas, onde existem muitas luta inspiradas de forma fictícia no ator (o Character Design da série ficou a cargo de Jeff Matsuda). 

Publicado em Desenhos
Segunda, 05 Julho 2010 00:00

A Noviça Voadora - 1967

A Noviça Voadora (The Flying Nun) foi um seriado de TV produzido pela ABC de 1967 a 1970. Os episódios são centrados nas aventuras de um grupo de freiras no convento San Tanco em Porto Rico. A parte cômica era provida pela inexplicável habilidade de voar de uma noviça, Irmã Bertrille, interpretada por Sally Field (essa habilidade era atribuída a sua pequena estatura e peso, e esses talentos voadores causavam tantos problemas quanto resolviam). Madeleine Sherwood interpretava a Madre Superiora, Marge Redmond era a Irmã Jacqueline, Shelley Morrison era Irmã Sixto e Alejandro Rey interpretava o playboy local Carlos Ramirez, para quem a Irmã Bertrille corria frequentemente alarmada. A Noviça Voadora foi baseada no livro The Fifteenth Pelican, escrito por Tere Rios. O seriado ficou no ar por três temporadas, produzindo um total de 82 episódios coloridos. (From Wikipédia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro).




Publicado em Séries
Segunda, 05 Julho 2010 00:00

Abbott and Costello’s Show - 1940

Abbott e Costello é uma dupla cômica estadunidense celebrada internacionalmente pelas performances humorísticas no cinema e televisão. Bud Abbott era de uma família de artistas circenses e de vaudeville, enquanto Lou Costello já havia trabalhado como dublê em filmes como os de Laurel & Hardy (1927) e outros nos anos 1920. A gag da dupla mais conhecida era a brincadeira com a frase "Who's on First?, utilizada no filme Rain Man como um mecanismo de defesa do personagem autista de Dustin Hoffman. Costello é quem dizia as piadas, enquanto Abbott as preparava (ele era o que é conhecido no meio artístico brasileiro como o ator-escada). Apesar disso, quando foram lançados no cinema como uma dupla, o Estúdio que os contratou preferiu colocar o nome de Abbott em primeiro lugar, Abbott e Costello (o que desagradou seu parceiro).





Bud Abbott nasceu em Asbury Park, New Jersey em 21 de outubro de 1895, e faleceu em 24 de abril de 1974, em Woodland Hills, California. Lou Costello nasceu em Paterson, New Jersey, em 6 de março de 1906 e morreu em 3 de março de 1959, em East Los Angeles, California. Eles trabalharam como uma dupla pela primeira vez em 1935, no teatro burlesco Eltinge em New York (dos artistas que faziam parte dos "sketches", havia a esposa de Abbott). Em 1938, eles apareceram num programa de rádio chamado The Kate Smith Hour, quando então fizeram a brincadeira com a frase "Who's on First?". Eles se apresentaram regularmente no programa por dois anos. Em 1940 eles assinaram com a Universal Studios para participar do filme One Night in the Tropics. Relacionados como coadjuvantes, eles roubaram a cena com seus quadros, incluindo "Who's on First?". Já contratados por longo prazo, eles realizaram o segundo filme em 1941, Buck Privates (que teve uma sequência em 1947). A dupla faria ainda mais de 30 filmes entre 1940 e 1956. . Em muitos, eles contracenaram com os monstros famosos da Universal, como Frankenstein e o Homem Invisível (o do vídeo é "Abbott e Costello conhecem Frankenstein").

Em 1951, a dupla começou a se apresentar na TV, no programa The Colgate Comedy Hour, no qual outros artistas de sucesso como Dean Martin e Jerry Lewis também participavam. Durante 1952, episódios de meia-hora foram lançados como uma série de TV chamada The Abbott and Costello Show (exibida no Brasil pela TV Tupi durante os anos 1970; esses eu assisti, ainda pequeno, com meus pais e achava o máximo!!!). A partir da segunda metade dos anos 1950, a popularidade da dupla começou a cair, sendo substituídos por Martin & Lewis e outros na preferência do público. Há quem acredite que essa decadência é devida à exposição demasiada da dupla, que repetia constantemente as piadas no rádio, cinema e televisão. Em 1955 a Universal rescindiu o contrato com a dupla, que em 1956 lançaria ainda um filme independente. Em 1959, depois de filmar sem Abbott a comédia The 30 Foot Bride of Candy Rock (br.: Minha noiva é um colosso), a dupla terminaria definitivamente, com o falecimento de Costello devido a um ataque do coração. 

Abbott ainda participaria de uma nova dupla, com Candy Candido. Em 1966, ele faria a voz de si mesmo na série animada da Hanna-Barbera (156 episódios de cinco minutos cada). A voz de Lou era de Stan Irwin. A dupla já havia sido adaptada anteriormente para alguns episódios dos Looney Tunes, um dos quais se tornou notável pois foi a primeira aparição do Piu-Piu (em inglês Tweety Bird), no episódio "A Tale of Two Kitties", com a dupla de gato e rato chamada em inglês de "Babbit and Catstello".

Publicado em Séries
Quinta, 01 Julho 2010 07:45

As Novas Aventuras de Jonny Quest - 1986

Jonny Quest (no original, Jonny Quest, às vezes referido, mas nunca titulado, como The Adventures of Jonny Quest) é uma série animada de TV de ficção cientifica/aventura sobre um garoto que acompanha seu pai em magníficas aventuras, uma produção que foi ao ar originalmente de 1964 a 1965 feita pela Hanna-Barbera Productions para a Screen Gems. O desenho causou certo impacto cultural quando foi lançado por seus traços e animação realistas, que destoavam do que os estúdios de Hanna-Barbera vinham fazendo até então. Houveram mais duas séries, baseadas no desenho original: The New Adventures of Jonny Quest (As Novas Aventuras de Jonny Quest), com um total de 13 episódios, de 1986 a 1987, e The Real Adventures Of Jonny Quest (As Incríveis Aventuras de Jonny Quest), 1996 a 1997. Trecho sobre o personagem Pretronius (bloginterocitro.wordpress.com): A fim de dar esse tom divertido e aventuresco à série As Novas Aventuras de Jonny Quest, um novo personagem foi incorporado ao grupo de aventureiros. Trata-se de Petronius (Hardrock, no original), um gigantesco guerreiro feito de pedra maciça, que despertara de um sono de milênios. Há certa inspiração no personagem da Marvel Comics “O Coisa”, membro do Quarteto Fantástico, que era um sujeito de grande força física e aparência amedrontadora, mas que tinha um bom coração e, sempre que podia, contava uma piada ou fazia alguma brincadeira com seus companheiros.

 

 

    * Jonny Quest: é o personagem principal. Jonathan 'Jonny' Quest é filho do Dr. Quest, um cientista que trabalha para o governo americano em prol do planeta. Pai e filho contam com a ajuda do agente federal Roger "Race" Bannon, designado segurança deles, e do amigo Hadji, que faz mágicas e que foi adotado pelo Dr. na Índia, além da participação muito especial do cãozinho buldogue Bandit que sempre entra em confusões. Juntos, vivem várias aventuras principalmente para tentar proteger as descobertas do Doutor, em lugares como a selva amazônica, o Polo Norte, o Canadá, Tailândia e Egito, cenários que davam um caráter diferenciado à série.
    * Dr. Benton Quest: é o pai de Jonny Quest, um cientista americano que faz descobertas que ajudam seu país como o uso do raio laser, ondas sônicas etc. Essas descobertas o levam junto com seu filho e amigos a viverem muitas aventuras já que os vilões sempre querem se apoderar de seus achados.
    * Roger "Race" Bannon: Roger T. "Race" Bannon é um agente federal que faz a segurança do Dr. Quest e seu filho. Ele também é professor e "babá" de Jonny e Hadji que sempre se mentem em confusões. Roger tem 32 anos e luta judô, além de pilotar todos os tipos de veículos e atirar muito bem. Ele sempre arrisca sua vida para salvar seus protegidos.
    * Hadji: Hadji Singh é um garoto indiano de 11 anos, tratado como se fosse o irmão adotivo de Jonny Quest. Ele aprendeu em seu país a fazer mágicas como levitação e desaparecer objetos, e a falar fluentemente o inglês com fuzileiros americanos.
    * Bandit: é um pequeno buldogue que pertence a Jonny; ele é muito assustado e sempre entra em conflito com animais menores como macacos, caranguejos, peixes e fuinhas, sempre se dando mal nas brigas. De vez em quando ele piora as situações em que o grupo de encontra e em outras os salva por ser pequeno e arisco.
Dubladores
Série clássica (1964):
    * Jonny Quest ... Rafael Cortez Neto
    * Roger "Race" Bannon ... Dennis Carvalho
    * Dr. Benton Quest ... Amaury Costa
    * Hadji ... Olney Cazarré
Curiosidades
    * O desenho tem uma história semelhante ao desenho "As Aventuras de Tintin".
    * O amigo de Jonny, Hadji, salvou a vida do Dr. Quest na Índia.
    * A série só teve 26 episódios, já lançados aqui no Brasil em DVD.
    * Além da antiga versão, foi também produzida uma outra versão em que o Homem de Pedra integra o grupo de Jonny, que tinha o falecido Ézio Ramos como dublador de Race Bannon.
    * Existe uma outra série em 3D que reconta a história de Jonny, onde Jessica Margaret Leya 'Jessie' Bannon, filha de 'Race' Bannon, ganha participação como personagem. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Publicado em Desenhos