Séries antigas - Blog do Fantomas
Sexta, 30 Outubro 2009 01:00

As Aventuras de Sir Lancelot - 1956

As Aventuras de Sir Lancelot ("The Adventures of Sir Lancelot") foi uma série de ação feita para a TV, cujos episódios duravam 30 minutos, que encantou muitas crianças britânicas por ocasião de sua exibição original. Ela era focada na época do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda e centrada no heroísmo e aventuras de Sir Lancelot. Os primeiros15 episódios foram feitos em preto e branco e os demais, de 16 a 30, colorizados.

Publicado em Séries
Sexta, 23 Outubro 2009 13:00

As Aventuras do Super Homem - 1952

As Aventuras do Super Homem (The Adventures of Superman) é uma série televisiva americana baseada no livro em quadrinhos e personagens conceitos criados em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster. Foi a primeira série televisiva do Superman, cujas filmagens começaram em 1951 na Califórnia. Patrocinada pela fabricante de cereais Kellogg's,  teve suas primeiras duas temporadas (ep. 1-52) filmadas em preto-e-branco, enquanto as demais (ep. 53-104)  à cores. George Reeves interpreta Clark Kent / Superman, tendo Jack Larson como Jimmy Olsen, John Hamilton como Perry White e Robert Shayne como Inspetor Henderson.

Publicado em Séries
Quarta, 21 Outubro 2009 19:39

Contrato de Risco - 1985

Contrato de Risco (Stingray) é uma série de televisão da rede NBC americana produzida por Stephen J. Cannell, que foi ar originalmente de 1985 a 1987. Ela tinha Nick Mancuso interpretando o personagem misterioso conhecido apenas como Ray, cuja marca registrada era um Corvette Sting Ray preto de 1965. Ray, que vive no sul da Califórnia, dedica seu tempo a ajudar aqueles que estão com problemas, assim como Robert McCall fazia na rede CBS na popular série, e de maior duração, The Equalizer (1985-1989). Porém, o plano de fundo da vida de Ray é ainda mais sombrio do que o de McCall, e tudo o que se sabe sobre ele é que, assim como McCall, anuncia repetidamente nos jornais, e de forma ostensiva, um anúncio descaracterizado que incluía um número de telefone (555-7687); aqueles que desejam obter seus serviços, cujo significado real do anúncio já havia sido passado de "boca em boca" por seus clientes, poderiam chamá-lo a qualquer hora. Não está claro se "Ray" é mesmo seu nome verdadeiro ou se simplesmente um apelido que ele assumiu com base no carro que ele dirige: o Stingray preto.

Ray não cobra dinheiro para a sua ajuda. Ao invés disso, aceita uma promessa de que seu cliente irá reembolsá-lo no futuro por intermédio da realização de um favor, talvez mais fácil, talvez difícil, a pedido do próprio Ray. Como a série começa já com essa idéia tema em execução, presume-se que Ray aparentemente já havia obtido esta promessa de muitos clientes anteriores, o que lhe permite pôr em execução uma variedade de favores durante a série para ajudar seus clientes mais recentes (como exemplo, um médico é chamado para realizar uma cirurgia e Ray o recebe para fazer este ato como um favor de ex-cliente). Nosso personagem principal é um piloto hábil e praticamente de artes marciais, o que às vezes o ajuda a cobrir suas pistas e esconder sua verdadeira identidade. Em várias ocasiões, clientes e autoridades do governo acreditam que eles descobriram quem ele realmente é, mas no final percebem que estão enganados. Muitas vezes, parece que Ray é ou era afiliado à uma agência secreta do governo, talvez a CIA, mas isso nunca é conclusivo. Em "Abnormal Psych" um adversário sem nome que possuía laços com a comunidade de inteligência americana afirma ter "criado" Ray, e em "Anytime, Anywhere" é mostrado que ele serviu no Vietnã, em alguma operação local. Quando a placa de licença para sua Stingray é checada através de um computador, muitas listas diferentes de endereços e proprietários aparecem, sendo uma dos mais notáveis o de "1600 Pennsylvania Ave., Washington, DC", o endereço da Casa Branca. 

Outros talentos de Ray incluem uma memória fotográfica, a velocidade de leitura, a capacidade de abrandar o seu coração para níveis quase imperceptíveis e um dom para a adoção de personalidades distintas que incluíam um cirurgião arrogante, uma pregador, um veterano do Vietnã com problemas para andar e um marido em luto . Ele é um hacker da computação capaz de acessar e alterar vários sistemas de dados, bem como coordenar a recuperação de informações. Várias estrelas notáveis fizeram participações especiais na série: Rachel Ticotin, Ray Wise, Mark-Paul Gosselaar, Patricia Wettig, Tom Atkins (ator), Kurtwood Smith, Robert Vaughn, Stuart Pankin, Steven Williams, Marcia Strassman, Eugene Roche, Gregg Henry, Lori Petty, Samantha Eggar, Jeff Altman, Shannon Tweed, Dennis Christopher, Doug Savant, Jeff Conaway, Joseph Ruskin, Kareem Abdul-Jabbar, John Amos e Clyde Kusatsu. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Publicado em Séries
Sábado, 17 Outubro 2009 00:00

Gunsmoke - 1955

Gunsmoke é um marco na história da TV americana, já que foi o mais longo seriado de todos os tempos. Seu primeiro episódio foi exibido na rede CBS em 10 de setembro de 1955, e o último em 1 de setembro de 1975. Ao todo foram 20 temporadas e 233 episódios de 30 minutos, além de mais de 400 episódios de uma hora. Enredo: o delegado Matt Dillon (papel de James Arness) afugentava qualquer fora-da-lei que cruzasse o caminho da pequena cidade de Dodge City, por volta de 1860. Também defendia com socos e muito fogo cruzado aqueles que causassem problemas para a dona do saloom da cidade, Kitty Russell (papel de Amanda Blake). Outros personagens de destaque eram o Doutor Galen Adams (vivido por Milburn Stone) e o ajudante descuidado e caipira Festus Hagen (papel de Ken Curtis).

Publicado em Séries