Itens filtrados por data: Dezembro 2013

Terça, 28 Janeiro 2014 22:00

Combate no Vietnã - 1987

Combate no Vietnã (Tour of Duty) é uma série dramática da TV americana CBS que foi exibida de setembro de 1987 a abril de 1990 nesse canal, apresentando um grupo de infantaria em suas missões durante a Guerra do Vietnã. Foi a primeira série de televisão a mostrar americanos nesta situação e foi uma das várias produções na esteira do aclamado filme de Oliver Stone, Platoon.  Ela foi criada por Steve Duncan e Travis L. Clark, com produção de Zev Braun, e teve três temporadas com um total de 58 episódios de uma hora de duração.

A produção não foi simplesmente um série de ação, mas também inovadora uma vez que abordou questões como racismo, suicídio, terrorismo, mortes de civis e a toxicodependência, dentre outras, bem como as vidas destroçadas e sentimentos confusos dessas tropas que finalmente voltavam vivas para casa. A história centrava-se principalmente na atuação de um esquadrão de soldados sob o comando do Tenente Myron Goldman (Stephen Caffrey) e Sargento "Staff" (mais tarde sargento "First Class") Zeke Anderson (Terence Knox) (From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro). 

I see a red door and I want it painted black No colors anymore I want them to turn black I see the girls walk by dressed in their summer clothes I have to turn my head until my darkness goes I see a line of cars and they're all painted black With flowers and my love both never to come back I see people turn their heads and quickly look away Like a new born baby it just happens ev'ry day I look inside myself and see my heart is black I see my red door and it has been painted black Maybe then I'll fade away and not have to face the facts It's not easy facin' up when your whole world is black


Publicado em Séries
Segunda, 27 Janeiro 2014 22:00

Muppet Babies - 1984

Muppet Babies é uma série de desenhos animados estadunidense, originalmente transmitida pela NBC em 1984. Era vagamente inspirada numa cena do filme dos Muppets "The Muppets Take Manhattan" onde a Miss Piggy imagina como seria se ela e o Sapo Caco tivessem crescido juntos. A série retrata versões infantis dos Muppets que vivem juntos num grande berçário, sob os cuidados de uma mulher humana chamada Nanny (nunca se chega a saber o que aconteceu aos seus pais).

 

A Nanny aparece em quase todos os episódios, mas a sua cara nunca é mostrada. Em vez disto, a personagem é vista da perspectiva dos bebés, com a sua saia cor-de-rosa e as suas características meias com listras verdes e brancas. Esta particularidade é parodiada na série de desenhos animados do Cartoon Network "A Vaca e o Frango", onde os pais dos personagens principais só são mostrados da cintura para baixo.



Muppet Babies, we make our dreams come true
Muppet Babies, we’ll do the same for you
Kermit: When your world looks kinda weird and you wish that you weren’t there
Piggy: Just close your eyes and make believe and you can be anywhere
Kermit: I like adventure.
Piggy: I like romance.
Fozzie: I love great jokes.
Animal: Animal dance!
Scooter: I’ve got my computer.
Skeeter: I swing through the air.
Rowlf: I play the piano.
Gonzo: And I have blue hair.
Bunsen: Me, I invent things.
Beaker: Mee mee mee meee!
Nanny: Is everything all right in here?
All: Yes, Nanny.
Muppet Babies, we make our dreams come true.
Muppet Babies, we’ll do the same for you.
Muppet Muppet Muppet Muppet. Babies Babies Babies Babies.
Make dreams come true.

A série Muppet Babies foi produzida pela The Jim Henson Company e pela Marvel Productions. Depois dos filhos de Jim Henson terem vendido os Mupppets, os direitos da série foram dados à Disney-ABC Domestic Television. Embora os episódios durassem 30 minutos (publicidade incluída), a série foi apresentada em blocos de 60 e mesmo 90 minutos durante a sua época de maior popularidade. Fora dos Estados Unidos, o programa foi distribuído pela Walt Disney Television Animation. From Wikipedia. Tradução e adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Publicado em Desenhos
Segunda, 27 Janeiro 2014 22:00

Caverna do Dragão - 1983

Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons) foi uma famosa série norte-americana de desenho animado produzida pela Marvel Comics em associação à Dungeons e Dragons Corporation. A série, inspirada no famoso jogo de RPG Dungeons & Dragons, teve um total de 27 episódios, todos eles exibidos originalmente entre os anos de 1983 e 1986. Os episódios foram transmitidos pela rede norte-americana de televisão CBS durante três temporadas seguidas e, no Brasil, pela Rede Globo, sob a produção de Gary Gygax, um dos autores originais do jogo Dungeons & Dragons

Publicado em Desenhos
Sábado, 25 Janeiro 2014 22:00

Black Kamen Rider - 1987

Kamen Rider Black (batizado no Brasil de Black Kamen Rider ou Blackman - Kamen Rider Black  no original em japonês) é uma série de TV de tokusatsu exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete a partir de 1991. A série foi produzida pela Toei Company e Ishinomori Productions, sendo exibida originalmente no Japão na TV Asahi entre 4 de outubro de 1987 e 9 de outubro de 1988. Após serem sequestrados pelo culto Gorgom na noite em que completaram 19 anos, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Akizuki são submetidos a uma cirurgia mutante com o objetivo de se tornarem os dois Imperadores Seculares que devem lutar até a morte de um deles, de forma que o vencedor suceda o Grande Rei dos Gorgom. Issamu consegue escapar antes de ter sua memória apagada e se volta contra os Gorgom. Mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série. 

 

Personagens
    * Kamen Rider Black (Black Kamen Rider): Issamu Minami (Kotaro Minami, no original): o protagonista da série, raptado pelos Gorgom junto com o irmão Nobuhiko, sofrendo assim uma mutação e se transformando em Kamen Rider Black. Consegue fugir do esconderijo dos Gorgom depois que o pai de Nobuhiko interfere na experiência mutante, mas é caçado até se transformar. A partir daí, fica ciente que sua missão é salvar seu irmão e proteger a terra.
    * Kyoko Akizuki: irmã de Nobuhiko.
    * Satie (Katsumi, no original): namorada de Nobuhiko.
    * Nobuhiko Akizuki: - irmão de criação de Issamu (já que ele foi adotado pelo pai de Nobuhiko quando o seu verdadeiro pai foi morto pelos Gorgom). Foi raptado junto com Issamu no dia do seu aniversário, quando Issamu conseguiu fugir. Ele permaneceu na caverna dos Gorgom, sendo reconstruído totalmente e transformado no maior inimigo de Kamen Rider Black, o vilão Shadow Moon. No final da série, perde o duelo contra Kamen Rider depois que o Grande Rei é destruído; a partir daí desaparece, retornando em dois episódios da série Kamen Rider Black RX, onde morre definitivamente (ocorre um último lapso de bondade próximo à sua morte, quando ele salva duas crianças e manda RX destruir o inimigo).

 

 

    * Suda Ryozuke - amigo de infância de Issamu e Nobuhiko, agora inspetor da polícia internacional. Ele ajuda Kamen Rider Black, em alguns episódios, na luta contra os Gorgom.
    * Monstro mutante Baleia - monstro dos Gorgom que se volta contra eles para ajudar Kamen Rider Black quando descobre que os Gorgom pretendem destruir o mar. Quando Kamen Rider é morto por Shadow Moon, o monstro Baleia o leva para uma caverna no fundo do mar ressussitando-o, em um dos episódios mais memoráveis da série. Depois ele é morto de forma covarde pelo monstro de Gorgom especialista em eliminar traidores.
    * Tropa Juvenil - grupo formado por crianças especiais que foram raptadas pelos Gorgons e treinadas com finalidade de os servir, mas que conseguem fugir e se aliar a Kamen Rider Black na sua batalha contra os Gorgom. From Wikipédia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Publicado em Séries
Sexta, 24 Janeiro 2014 22:00

Animais do Bosque dos Vinténs - 1993

Os Animais do Bosque dos Vinténs (The Animals of Farthing Wood) foi uma série de animação criada pela European Broadcasting Union - União Europeia de Radiodifusão (EBU-UER) entre 1992 e 1995, com base na série de livros escritos por Colin Dann. Foi produzida pela Telemagination, sediada em Londres, e pela La Fabrique, com sede em Montpellier, na França. A série foi ao ar, primeiramente, na Alemanha e no Reino Unido em janeiro de 1993, exibida posteriormente em outros países europeus.

 

 

O desenho, exibido no Brasil pela TV Cultura, fez sucesso durante os anos de 1993 a 1999. A animação trazia como tema o meio ambiente, a natureza e sua devastação, contando a estória de um grupo de animais forçados a fugir do bosque em que viviam por conta da invasão humana ao seu habitat, reflexo direto da modernidade que destruía as florestas. Os animais decidem se reunir e, juntos, somar forças para enfrentar os desafios que se impunham. O desenho traz extraordinárias lições às crianças sobre o enfrentamento dos obstáculos da vida, a socialização entre pessoas de raças distintas, respeito aos animais e ao meio ambiente. Para alcançar seus objetivos, o desenho falava diretamente às emoções do público. Ainda hoje é lembrado por toda uma geração. A primeira temporada da série foi baseada no livro Animals of Farthing Wood de Colin Dann. Para a segunda temporada, os livros In the Grip of Winter, Fox's Feud e The Fox Cub Bold serviram como referência. A terceira e última temporada foi inspirada nos livros In the Path of the Storm e Battle for the Park (esta é inédita no Brasil). From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Publicado em Desenhos
Terça, 07 Janeiro 2014 22:00

Anos Incríveis - 1988

Anos incríveis (The Wonder Years) foi uma série americana de televisão criada por Carol Black e Neal Marlens. Durou seis temporadas na rede americana ABC, de 1988 a 1993. No Brasil, o programa já foi exibido pela TV Cultura, TV Bandeirantes, Multishow e Rede 21, até voltar à TV Cultura. Anos incríveis apresentou as questões sociais e os eventos históricos do final dos anos 60 e início dos anos 70 através dos olhos do protagonista Kevin Arnold, que também vive os assuntos da adolescência (principalmente com seu grande amigo Paul e sua paquera, Winnie Cooper), problemas familiares e outros.

Enquanto se passam as histórias, os acontecimentos são narrados por um Kevin mais velho e experiente, que descreve o que acontece e conta o que aprendeu de suas experiências. Esta técnica serviu de inspiração a outras séries. A música de abertura é uma versão de Joe Cocker da música dos Beatles "With a Little Help from My Friends".


Anos incríveis - 1988


What would you do if I sang out tune? Would you stand up and walk out on me? Lend me your ears and I’ll sing you a song. I will try not to sing out of key, yeah Oh, baby I get by with a little help from my friends By with a little help from my friends. All I need is my buddies By with a little help from my friends I said I’m gonna get by with a little By with a little help from my friends - whoa oh oh oh oh Said I don’t know if that’s what I’m sure do to, baby By with a little help from my friends Said I’m gonna make it with my friends By with a little help from my friends Whoa oh I’m gonna keep on trying By with a little help from my friends Said I’m gonna keep on trying.

Personagens principais
    * Kevin Arnold (Fred Savage) - um estudante americano típico freqüentando a escola secundária no final dos anos 60 e início dos anos 70.
    * Gwendolyn "Winnie" Cooper (Danica McKellar) - interesse amoroso principal de Kevin. Vive no mesmo quarteirão que ele. O primeiro beijo de ambos e a morte de seu (dela) irmão mais velho no Vietnã têm importante papel no episódio-piloto. Em um dos episódios seus pais decidem se divorciar, como resultado da tristeza pela morte do filho.
    * Paul Pfeiffer (Josh Saviano) - melhor amigo de Kevin. Extremamente inteligente e excelente estudante. Ele é alérgico a quase tudo.
    * Jack Arnold (Dan Lauria) - o pai de Kevin, veterano da Guerra da Coréia. Inicialmente, trabalhava na Norcom, uma empresa grande, mas em uma posição mediana de gerência que ele detestava. Mais tarde, começa seu próprio negócio construindo e vendendo mobília feita a mão.
    * Norma Gustavson Arnold (Alley Mills) - mãe de Kevin e dona-de-casa. Conheceu Jack quando era caloura na faculdade. Quando ele terminou o curso, ela se mudou com ele e não terminou o curso.
    * Karen Arnold (Olivia d'Abo) - irmã hippie mais velha de Kevin. Ela se casa e muda para o Alasca. Faz uma participação especial no último episódio.
    * Wayne Arnold (Jason Hervey) - irmão mais velho de Kevin, diverte-se atormentando física e psicologicamente Kevin e Paul.

Primeiro episódio
O primeiro episódio começa mostrando os fatos de 1968, com Kevin Arnold (voz crescida). Ele conta sobre ter entrado no ginásio, de ter nascido e crescido no subúrbio.
Kevin, então com doze anos, está jogando Futebol Americano com os amigos e com seu irmão Wayne Arnold, um verão antes de começarem as aulas. A cena mostra, pela primeira vez, Gwendolyne "Winnie" Cooper e seu irmão de dezenove anos, Brian Cooper. Logo após, ele relata que Brian fora ao Vietnã, lutar na guerra. As cenas seguintes mostram Kevin Arnold indo pela primeira vez ao ginásio, mostram sua primeira aula de Educação Física e sua primeira ida à diretoria. No fim do episódio, os pais de Kevin estão trazendo ele até sua casa, bravos com o problema da diretoria. Ao chegar, descobrem que Brian Cooper morreu na guerra. Kevin fica confuso com a situação e resolve dar uma volta e, ao chegar em uma árvore, encontra Winnie. Fica um momento sem ter o que dizer, mas depois se lamenta pela morte do irmão da garota. Senta-se ao lado e coloca seu casaco em volta dela. Em seguida, os dois se olham e dão o primeiro beijo. A cena final mostra um quadro parado em preto e branco dos dois se abraçando. From Wikipedia. Tradução/adaptação livre: Vitor Pinheiro.

Publicado em Séries
Sábado, 04 Janeiro 2014 22:00

O Pirata do Espaço - 1976

O Pirata do Espaço (Groizer X) é um anime de 1976 produzido por Go Nagai, dentro do estilo mecha (*veja o significado mais abaixo), que teve um total de 36 episódios produzidos. Sua história começa quando a ilha Akane é surpreendida pela queda de um objeto voador não identificado. O professor Tobishima, chefe da base aérea da ilha, e Joe Kaizaka, piloto de acrobacias aéreas, vão ao local para investigar e encontram no local da queda uma nave com uma jovem moça muito ferida.

Socorrida por eles, a jovem, depois de tratada, conta sua história: ela é natural da estrela Gailar. Estavam em pesquisa pelo espaço quando, por defeito, a nave teve que parar na Terra. Ficaram sob o mar em estado de sono induzido, esperando socorro de Gailar. Só que testes nucleares da Terra fizeram com que alguns despertassem. O comandante da segurança, o malévolo Geldon, mata o soberano de Gailar e se auto proclama imperador, desperta os demais e diz querer estabelecer seu império na Terra.

Publicado em Desenhos
Sexta, 03 Janeiro 2014 22:00

Brasinhas do Espaço - 1966

Pegue um grupo de crianças, coloque-as brincando em conjunto e, antes de um longo dia, eles provavelmente têm condições de formar um clube. Os Brasinhas do Espaço (Space Kidettes) não eram diferentes de outras crianças, exceto que o seu clube ficava localizado no espaço exterior. Estas quatro crianças (Escoteiro, Jenny, Sábio e Xereta) e seu cãozinho (Estrelinha) só queriam ficar no seu clube e explorar a vastidão do universo. Todo sonho de criança, não é mesmo? Infelizmente, elas foram obrigadas a gastar a maior parte do seu tempo frustrando os planos maldosos do perverso Capitão Gancho e seu braço direito Estática.

Publicado em Desenhos